
Olho pela janela e observo imensa coisa: vejo bondade na cara de algumas pessoas, vejo maldade na cara na cara de outras, mas também vejo que o nosso mundo não tem só coisas más. Tem tanta coisa boa! Portugal principalmente! É uma coisa boa... Quem o governa é que não... Era tão bom que fosse eu a governar. Seria diferente. Daria a paz a todas as pessoas.
Há pessoas que dizem que antigamente é que era bom! Mas não sei se era tão bom como dizem.
Temos heróis, sim senhora, mas também temos os heróis do mal... Os heróis do bem são aqueles que lutaram pelos seus sonhos e tornaram o nosso mundo melhor. Os do mal, nem heróis se deveriam chamar. Fazem com que Portugal se torne tão ''pequeno'', quando outrora, foi tão ''grande'', com os nossos Descobrimentos e graças também àqueles que lutaram para defender a nossa Pátria. Esses sim! São verdadeiros heróis que nunca devem ser esquecidos e que todos os portugueses deveriam ter orgulho. Hoje em dia raramente se ouve falar neles. Infelizmente!
Eu queria ser uma heroína. Adoraria salvar o país! Claro que estou a ser um pouco convencida! Mas é um desejo. E um desejo para se concretizar, deve-se lutar por ele. Certo?!
Portugal, Portugal... O que nós podemos fazer por ti? Boa pergunta! O que poderemos fazer para te ajudar a encontrar o caminho?
Não acham que tenho razão? Se todos nós lutássemos como um dia fez D. Afonso Henriques e muitos outros que construíram Portugal e foram mais além.
Sim! Porque a vida é uma luta! Sempre me disseram isso. Para os nossos sonhos alcançar, devemos lutar! E tem razão Fernando Pessoa ao dizer: ''Ó Portugal, hoje és nevoeiro...''
Um nevoeiro intenso... Parece que não tem fim! Não consigo ver nada! Ouço uma voz que me grita: ''Então, e os TEUS sonhos, os TEUS desejos?!''. Intrigada perguntei: ''Quem és tu?!'', mas ninguém respondeu...
Veio-me à lembrança Fernão de Magalhães e a frase de Fernando Pessoa que diz que ele ''abraçou a Terra''.
E atrevo-me, eu a dizer: ''Tenhamos esperança nos nossos sonhos, lutemos por eles... Abracemos nós, Portugal e o Mundo!''
Catarina Dias, 6ºB - 2011